Tradurre pagina

sábado, 16 de março de 2013

Crítica: As fases de Tex

 Seja em fóruns, sites ou blogs, os fãs e colecionadores das revistas em quadrinhos Tex sempre debatem o mesmo tema: "qual" Tex é melhor? O de G. L. Bonelli ou o de Nizzi/Boselli? Para "tentar" chegar à uma conclusão sobre qual dos Tex é melhor, o blog Críticas Texianas fará uma análise sobre essas duas fases do ranger mais temido do oeste.

 Embora Nizzi e Boselli (os principais roteiristas de Tex) tenham tentado de todas as formas manter as características de G. L. Bonelli em Águia da Noite, eles acabaram alterando a personalidade e o estilo do ranger. Na época de G. L. Bonelli, Tex tinha um temperamento mais explosivo, resolvendo tudo à ferro e fogo. Hoje, o ranger mais temido do oeste já não é mais tão temido assim, pois agora só recorre as armas quando realmente é necessário.

 A mudança, na visão do blog, era necessária. Para um personagem como Tex, uma referência dos quadrinhos do gênero western, não dava para continuar exatamente como era. Com um novo estilo, as aventuras ganharam um "sangue novo".

 Após a entrada de Nizzi/Boselli, tivemos inúmeras aventuras inesquecíveis e marcantes na saga texiana: O Passado de Kit Carson (Boselli), O Vale do Terror (Nizzi), Conspiração Contra Custer (Nizzi), Soldados Búfallos (Boselli) e muitas outras. Nizzi e Boselli não só manteram o alto nível do personagem como também  expandiu esse nível. O fato de Tex até hoje vender tão bem na Itália mostra que o herói ganhou com a mudança.

 Mas o importante é que, seja com G. L. Bonelli ou com Nizzi/Boselli, Tex não fugiu de sua principal característica: fazer prevalecer a justiça e ser um amigo/irmão do próximo, independentemente de sua raça, cor ou poder aquisitivo.

 E você, caro leitor? Qual fase de Tex mais aprecia? A de G. L. Bonelli ou Nizzi/Boselli?

 PS: As críticas com as histórias vão continuar, mas agora além delas, o blog também fará matérias sobre o mundo texiano. Espero que gostem.

3 comentários:

  1. Analisando no geral,eu prefiro o Bonelli,seguido do Boselli e por fim Nizzi.

    Matheus que tal fazer uma dessas críticas,mas ao invés de roteiristas analisar os desenhistas?

    abraço
    Felipe.

    ResponderExcluir
  2. 1°G.L. Bonelli O melhor porque junto com Galep trabalhou no ranger até dar uma a caracteristica regras,linguagens etc...

    2° C. Nizzi Recriou o personagem de forma genial,Incluindo suas ideias as que já haviam.

    3° M. Boselli Fez histórias incríveis como a minha preferida O bando dos irlandeses,Patagonia,Rio selvagem. Mas o Passado de Kit carson (Ray claymons)não ficou boa não. Poderia ter deixado claro que a garota era filha do velho camelo e não aquela enrolação.

    ResponderExcluir