Tradurre pagina

sábado, 19 de janeiro de 2013

Crítica: Os Grandes Cássicos de Tex 26 - Na Trilha de Laredo

(**CUIDADO: este texto contém spoiler. Se você pretende ler essa edição, não leia a crítica**)


| Ação constante | | Roteiro fraco | surpresa obvia demais | História não justifica estar no OGCT |

 Lançado no Brasil em abril de 2010, Os Grandes Cássicos de Tex 26 trouxe a história "Na Trilha de Laredo", vista em Tex ed. Histórica 29 (na Itália, nos n 48/49).

 Nesta aventura, Tex recebe uma carta de um antigo amigo chamado Bill Anderson, um ex-ranger e dono de um rancho em Laredo. Na carta, Bill pede ajuda à Tex e este corre para ajuda-lo, porém, o ranger chega tarde demais e não consegue salva-lo de um ataque de bandidos. Antes de morrer, Bill pede para que Tex cuide do rancho e de seu filho. Agora, Tex defenderá o rancho como poder.

 Cadê o roteiro?

 Na Trilha de Laredo tem um enredo raso, quase vazio. A história tem pouco a nos oferecer e em alguns momentos fica a impressão de que naquele momento em que a trama foi escrita, G. L. Bonelli se sentia sobrecarregado por ter que sozinho escrever todas as histórias do ranger e precisava de um tempo maior para criar uma história melhor.


 A trama se resume apenas em Tex defendendo o rancho e o gado de Bill das tentativas de roubo dos bandidos liderados por El Moro (falarei dele mais a frente), para que seu filho possa desfrutar da herança de seu pai, como Tex havia prometido ao seu amigo. Assim, 98% das páginas de Na Trilha de Laredo são os bandidos atacando Águia da Noite, e mais nada. Nesta aventura, não temos um roteiro atraente, que prenda o leitor.

 De tirar o fôlego

  1.  Se por um lado o enredo da história é fraco, do outro é rico em ação. Como Tex é atacado a todo momento pelos bandidos, ação é o que não falta nesta edição. Aqui, a todo instante acontece troca de tiros e as cenas são ainda mais enriquecidas com os desenhos do saudoso mestre Galep.

  2.  Isso (ação a todo momento), faz com que o leitor não perceba que o enredo da história tem pouco a apresentar, já que as cenas de ação são empolgantes e envolventes.

  3.  Uma bela jogada de G. L. Bonelli, que esconde os buracos do enredo com o bang bang continuo.


 Você é El Moro? Eu já sabia...

 Como foi dito no inicio da crítica, Na Trilha de Laredo tem um roteiro vazio, mas também enrolado. Aparentemente, a ideia de G. L. Bonelli era de criar um "mini suspense" em torno da identidade do misterioso El Moro, porém, é aqui que temos um erro grotesco do roteiro.

 A "misteriosa" identidade de El Moro é tão obvia, mas tão obvia, que o PRÓPRIO Tex já chega a conclusão de que o chefão seja Dom Felipe Corrientes. G. L. Bonelli se enrolou na sua própria proposta, pois não colocou, além do poderoso Dom Felipe Corrientes, mais nenhum suspeito. Assim, não é preciso pedir ajuda para Julia Kendall solucionar este "mistério", pois o próprio autor nos revela com antecedência a identidade de El Moro.

 Sabemos que não é muito comum haver suspense nas histórias do ranger, mas se for pra ter, que seja um bem feito. Um exemplo disso é Tex 478/480 - Assassinato em Nova Orleans, onde Boselli dá uma verdadeira aula de como inserir suspense nas páginas texianas. O minimo que se espera de um suspense é qua hajam... suspeitos.


 Isso é um clássico?!

 Como o próprio nome da coleção já diz, Os Grandes Clássicos de Tex trazia (pois não é mais editado) somente histórias clássicas do ranger: o primeiro encontro de Tex com Kit Carson, o casamento com Lilyth, o primeiro confronto com Mefisto e etc. E justamente por esse motivo, não dá pra entender o porque que Na Trilha de Laredo entrou nessa coleção.

 Como venho dizendo desde o começo da crítica, Na Trilha de Laredo é vazia. Nem de longe, esta aventura é um clássico, ainda mais se compararmos com as outras edições dessa própria coleção. A Mythos errou e feio na escolha, optando por uma história comum, já que roubos de gado sempre foi vista em Tex. A impressão que dá, é que naquela ocasião a editora da fogueirinha só pensou (como sempre) no lucro, e fechou de forma ruim uma coleção importante.

Conclusão:

 Na Trilha de Laredo deve ser tratada como uma história comum, como ela realmente é. A ausência de um enredo rico e atraente fazem falta nesta edição, e por isso a trama não é lá muito chamativa. Mas para quem tem saudades do Tex que resolvia tudo na bala, é um prato cheio. Alguns pontos negativos citados na crítica (como os dois ultimos), podem não incomodar o leitor.

Nota para a edição: 5,0

3 comentários:

  1. concordo plenamente com sua crítica, o enredo é fraco (fruto de sobrecarga de trabalho do Bonelli), mais grotesco ainda foi a Mythos incluir a referida aventura como "CLÁSSICO DE TEX", COM CERTEZA MAIS UM NEFASTO CAÇA NÍQUEIS.

    ResponderExcluir
  2. Concordo meu caro,o engraçado foi que eu comprei após ler sua crítica,já que estava na promoção de $6,90 e minha intenção é fechar a coleção dos ''grandes clássicos da mythos'',e essa era uma das que faltava.

    Sobre a história,bom para ler quando não há nada muito interessante para fazer,porém fica muito longe de ser considerada boa,já que tem muita ação,deveria ao menos colocar os 4 pards de início,para acrescentar mais a história.

    Seu blog está excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu até gosto dessa história, você acredita? Justamente por ter muita ação!

      Abraço e obrigado pelos elogios ao blog...

      Excluir